Descrição :

Funcionamento básico de uma cerca elétrica

A cerca elétrica possui um sistema de funcionamento extremamente simples. A cerca elétrica é composta basicamente por uma central de choque que gera uma tensão que é aplicada nos fios presos aos isoladores da cerca elétrica, que por sua vez estão presos às hastes que compõem a cerca elétrica.

Caso não haja interrupção ao longo dos fios da cerca elétrica, a tensão volta à central da cerca elétrica e esta efetua uma medição. Caso o valor medido esteja abaixo do valor mínimo que foi ajustado durante a instalação da cerca elétrica, o equipamento dispara um relé que por sua vez pode acionar uma sirene ou outro equipamento ligado à central da cerca elétrica.

Itens que compõem a cerca elétrica

Central eletrificadora: Equipamento responsável pela alimentação da eletricidade dos fios e pode ser regulada para emitir pulsos entre 8.000 a 18.000 volts em intervalos de 1,2 segundos.

Controle remoto: Ativa e desativa a cerca elétrica à distância.

Repuxo automático: Mantém os fios esticados mesmo quando atingidos por bolas ou pássaros de grande porte.

Sirene: Emite som de longo alcance quando a cerca e tocada ou um fio é rompido.

Isoladores: Isolam os fios eletrificados não permitindo que a corrente elétrica alcance setores indesejáveis como muros, portões, etc.

Bateria selada: Mantém o funcionamento do sistema em caso de falta de energia elétrica.

Haste de alumínio: Fabricada em alumínio maciço, possui diferentes tamanhos para 4, 6 ou 10 isoladores.

Placa de advertência: Composta em material plástico, serve para avisar a possíveis intrusos que aquele perímetro está protegido.

Fio de aço inox: Resistente à oxidação, possui alto brilho e difícil ruptura.

Cabo de alta isolação: Utilizado para fazer a ligação da cerca elétrica com a central eletrificadora